A influência do cartel na economia e suas características
Módulo: 2
Atividade:
Título: A influência do cartel na economia e suas características
Aluno:
Disciplina: Economia online
Turma:
Introdução
A grande infração econômica denominada cartel, vem acontecendo muito na atualidade. Várias empresas do mesmo ramo de produção tentam se associar com o objetivo de tentar dominar o mercado, o que de fato acabam prejudicando a economia e impedindo o acesso do consumidor à livre concorrência. O cartel é um acordo entre os concorrentes, que pode ser tanto implícito quanto explicito, e pode funcionar tanto para a fixação de preços, quanto para a divisão de mercados de atuação, ou através de uma ação entre os que estão envolvidos, contribui também para que aconteça aumento nos preços dos produtos, eliminação da concorrência para obtenção de lucro, sendo assim, prejudicando a economia e a sociedade que consome e precisa dos produtos. O motivo disto acontecer é que os agentes econômicos que deveriam simplesmente competir entre si, acabam estabelecendo entre si acordos de cooperação que afetam a eficiência do mercado, e como conseqüência, o mercado fica desequilibrado e deixa de funcionar, pois os preços dos produtos e quantidades oferecidos pelas empresas do cartel deixam de ser determinadas pelo ponto de equilíbrio entre oferta e demanda. Desta maneira implica em preços altíssimos e uma menor produção dos produtos, comparados aos da concorrência.
Para firmar essa união, as empresas podem ser diferentes, mas devem apresentar interesses comuns, essa parceria pode alcançar um monopólio de mercado que pode acabar controlando a produção e condição de venda para atender, ou até mesmo limitar uma especifica demanda.
Os cartéis geralmente acontecem em mercados onde existe um número pequeno de firmas, que desenvolvem produtos de diferentes ramos.
Nesta atividade irei abordar algumas das principais características do cartel e também sobre a atuação do CADE que atua como preventivo