Resumo modulo 2 - Introducao economia FGV
Módulo: 2º
Atividade: 10.2
Título: Atividade Individual 1
Aluno: Roman Bessani
Disciplina: Introdução a Economia
Turma: 8º Pós - Adm
Introdução
Atualmente o estudo da economia divide os mercados em quatro tipos de estruturas de concorrência. São elas: a concorrência perfeita, o monopólio, a concorrência monopolística e o oligopólio.
A concorrência perfeita ocorre quando existe um grande número de compradores e vendedores, os produtos são iguais e não existe barreira de entrada neste mercado. Devido ao grande número de concorrentes os preços dos produtos tendem a se manter o mais baixo possível, forçando assim o produtor a inovar periodicamente. Esse mercado caracteriza-se em um bem-estar para os consumidores.
No monopólio, onde existe apenas um fornecedor no mercado e não há concorrentes, o equilibro de mercado e o preço do bem ou serviço é determinado pelo monopolista, constituindo a melhor situação para um produtor. Porém, por não haver uma concorrência, o monopolista não tem incentivo para realizar inovações tecnológicas ou formas mais eficientes de operar o que leva a uma produção inferior aquela que beneficiaria ainda mais o consumidor.
O surgimento do monopólio ocorre por três motivos: a propriedade exclusiva de um recurso-chave, a concessão de exclusividade pelo governo e a eficiência da empresa.
Dentro da estrutura de monopólio, existe o monopólio natural, onde basicamente a diferença esta na inviabilidade de um concorrente se estabelecer naquele seguimento, devido ao alto custo fixo deste mercado. Outra diferença relevante é que seus preços são estabelecidos geralmente por agencias regulamentadoras.
Na concorrência monopolista há uma influência dos produtores sobre o preço do mercado, a distinção dos produtos é definida pela sua propaganda e os lucros são mínimos por existir uma facilidade na entrada e saída do mercado. Ela possui características de monopólio a curto prazo e assemelha-se a uma concorrência