Trabalho de economia - ai01
Apostila item 10.2, pg. 80
Título: Atividade Individual – Cartéis
Aluno:
Disciplina: Introdução à Economia Turma:
Introdução
Cartéis são grupos de empresas que atuam em acordo no mercado, em benefício próprio e conseqüente detrimento do consumidor. Formação de cartel é uma prática ilícita e deve ser punida de acordo.
Em resumo, cartéis têm por objetivo o controle do mercado no qual atuam, através da eliminação da concorrência e prática de preços desleais para maximizar seu próprio lucro.
Certos órgãos públicos efetivamente realizam o combate a esta prática, e serão objetos de comentários nos próximos
Setores com maior incidência de cartéis
Determinados setores de cada mercado apresenta maior ou menor incidência de cartéis, embora muitas vezes nem todos legalmente comprovados. Como exemplos no mercado nacional, podemos citar:
Linhas aéreas Rio-SP;
Empresas que participavam de licitações para reforma em plataformas da Petrobrás;
Cartel do Oxigênio;
Siderúrgicas
Postos de Gasolina;
Conseqüências dos cartéis para a economia brasileira
A formação de cartéis traz a concorrência desleal, leva a falência empresas concorrentes e força o consumidos a adquirir produtos por um preço desleal. Todos estes fatores somados desestimulam o consumidor, que passará a adquirir este produto apenas em caso de extrema necessidade, desacelerará a economia ao movimentar menor quantidade de dinheiro e alterarão o ponto de equilíbrio entre demanda e oferta.
Quando da formação de um cartel, os únicos beneficirários serão os donos das empresas envolvidas no esquema; todas as demais pessoas e o governo sairão lesados.
Ações que devem ser adotadas em caso de cartéis
Existem leis órgãos de controle e defesa que fiscalizam as práticas no mercado brasileiro e tem como função identificar, desfazer, punir e evitar a existência de práticas ilegais e danosas como cartéis.
A Lei da Livre Concorrência (Lei 8.884/94) é a base para ação de órgãos