Modelo de artigo cientifico
Consultoria Técnica de Apoio à Gestão Acadêmica CONSULTEG
Orientações para Elaboração de Artigo Científico
O Artigo Científico é um texto reduzido ─ máximo 8 páginas(1), nelas inclusa a Bibliografia Básica: de 5 a 8 obras, no máximo ─ por meio do qual se comunica à Comunidade Científica o evento da descoberta de novo(s) conhecimento(s) obtido(s) em atividades de práticas de pesquisa. Tais conhecimentos, portanto, têm caráter cientifico e devem ser aceitos pela comunidade. Assim, o artigo é um discurso de divulgação desse evento ou narrativa de descoberta(s) que, registrado em linguagem científica, visa à publicação em revistas ou periódicos que podem ser, ou não, eletrônicos (CD-Rom). Nesse sentido, os artigos não chegam a constituir matéria de livro, principalmente no caso da Iniciação Científica. O artigo científico tem um modelo de estruturação e deve ser, assim, explicitado:
CABEÇALHO, abarcando:
a. Grande Área e Área da Pesquisa – identifica a área de conhecimento da pesquisa desenvolvida – por exemplo, área 8.00.00.00-2. Observa-se, quanto a este tópico, que a sua Formatação deve ser, assim configurada: letra maiúscula, fonte Arial, tamanho 12, alinhamento à esquerda, espaçamento entre linhas simples, conforme exemplo abaixo:
8.00.00.00-2 LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES 8.02.00.00-1 LETRAS
b. Título do Artigo – orienta o leitor a saber sobre o assunto e deve expressar o conteúdo: não é necessário repetir o título da pesquisa. Seu registro deve ser feito em linguagem correta, lógica e rigorosa, afirmam os estudiosos do discurso científico. Observa-se, em relação a este tópico, que a sua Formatação deve ser assim configurada: letra maiúscula, fonte Arial, tamanho 12, alinhamento à esquerda, espaçamento entre linhas simples, conforme exemplo abaixo: O DIABO E DEUS EM O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO, DE JOSÉ SARAMAGO c. Nome do Autor completo – identifica o autor do texto, registrando seu nome completo. Observa-se