Atividade 1 Economia FGV
Módulo: 02
Atividade: 01
Título: Cartéis no Brasil
Aluno:
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: 06
Introdução
Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes, para juntos definirem e fixarem preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação, para eliminar a concorrência entre si, e podendo assim aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
Tendo início na segunda metade do século XIX, os Cartéis normalmente ocorrem em mercados oligopolísticos, nos quais existe um pequeno número de firmas, e normalmente envolve produtos homogêneos. Na prática o cartel opera como um monopólio, isto é, como se fosse uma única empresa.
Eles são considerados a mais grave lesão à concorrência e prejudicam consumidores ao aumentar preços e restringir oferta, tornando os bens e serviços mais caros ou indisponíveis.
O Cartel pode ser de natureza formal, isto é, reconhecido pelo Estado, ou, o que é mais comum hoje em dia, de maneira informal e sigilosa, constituindo ilícito na maior parte dos países e pode ser considerado um caso extremo de colusão.
Por essas razões, analisaremos nesta atividade as principais características dos cartéis e as consequências dessa pratica ilícita para a economia e o cotidiano da população brasileira.
Principais características do cartel
As principais características de um Cartel são: controle do nível de produção e condições de venda; fixação e controle de preços; controle das fontes de matéria-prima; fixação da margem de lucro e divisão do mercado.
Importância do CADE
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) é uma autarquia federal brasileira, vinculada ao Ministério da Justiça, que tem como objetivo orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos do poder econômico, exercendo papel tutelador da prevenção e repressão do mesmo.
O CADE tem o papel de julgar sobre matéria