Comparação entre VPL e TIR
Módulo:
Atividade:
Título: Comparação entre VPL e TIR
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
Introdução
A análise de projetos é uma parte muito importante da Matemática Financeira, mas para que uma empresa decida qual o projeto que ela vai implantar e como vai implantar esse projeto ela tem que fazer uma série de análises de viabilidade.
Neste trabalho iremos falar sobre dois métodos importantíssimos para a análise de projetos que o VPL e a TIR. O VPL é o método mais utilizado pelas empresas quando se trata da análise de investimentos e a TIR nada mais é que a taxa de desconto que anula o VPL.
Justificativa
O presente trabalho tem como objetivo apresentar e diferenciar os conceitos de VPL e TIR. Mostrando através de conceitos as vantagens e desvantagens do VPL e da TIR como critérios para a análise de projetos de investimentos.
Desenvolvimento
1 – VPL
O Valor Presente Líquido (VPL) é considerado de um modo geral a melhor ferramenta para análise de investimentos, por isso o VPL é a ferramenta mais utilizada pelas grandes empresas.
Segundo Neto (2006) citado por Filho (2008) o valor presente líquido é a diferença entre o valor presente das receitas líquidas (valores positivos) e o valor presente dos investimentos (valores negativos), trazidos a data zero do fluxo de caixa, utilizando-se para isso a taxa de desconto apropriada: a taxa mínima de atratividade (TMA) do segmento de negócio.
O VPL é calculado pela seguinte fórmula:
Onde:
Ft = fluxo de caixa líquido do projeto no período t i = custo de capital do projeto t = período considerado 0,1,2,....n
Quando o VPL for positivo significa que o ganho que a empresa vai ter com a implantação do projeto vai ser maior que os investimentos feitos. Quanto maior for o VPL de um projeto, mais rentável ele é.
Segue abaixo o quadro1 que mostra as condições de aceitação pelo método do VPL:
VPL > 0
Aceitar o projeto
VPL = 0
Indiferente
VPL < 0
Rejeitar