COMBATE AOS CART IS
Atividade: 10.2.1
Título: Combate aos cartéis
Aluno: Maria Aureny
Disciplina: Economia
Turma: 09
Introdução
Cartel é uma organização de comercialização em conjunto criado por empresas do mesmo ramo, que fixam o preço de venda e as quotas de produção, que assim deixam de concorrer entre si.
As empresas que forma um Cartel, mantém sua independência e individualidade, mas devem respeitar as regras estabelecidas, tais como: divisão do mercado e a manutenção do preço combinado. As empresa estão sempre aliadas, e a tendência é cada vez aumentar essa negociação.
Principais características do cartel
É formado por grupos de empresas independentes que produzem produtos semelhantes e fazem um acordo para dominar o mercado. Esse termo é, em geral, aplicado a organizações internacionais
As principais características de uma Cartel, são: controle do nível de produção e condições de venda; fixação e controle de preços; controle das fontes de matéria-prima; fixação da margem de lucro e divisão do mercado.
O cartel pode ser de natureza formal, isto é, reconhecido pelo Estado, ou, o que é mais comum hoje em dia, de maneira informal e sigilosa, constituindo ilícito na maior parte dos países e pode ser considerado um caso extremo.
É formado por grupos de empresas independentes que produzem produtos semelhantes e fazem um acordo para dominar o mercado. Esse termo é, em geral, aplicado a organizações internacionais
Importância do CADE
A importância de um órgão como o CADE para a economia torna-se evidente. Longe de representarem entraves anacrônicos à evolução competitiva da economia brasileira, órgãos de defesa da concorrência como o CADE são instituições fundamentais para a consolidação de um novo - e moderno - padrão de intervenção estatal na sociedade. Quanto mais liberalizada for a economia, maior a necessidade de regulação e monitoramento do funcionamento dos mercados.
A consolidação do órgão de defesa da concorrência no Brasil