Economia online
Atividade: I
Título: Estruturas de mercado – A formação de um cartel
Aluno: Ana Caroline Sakamoto
Disciplina: Economia
Turma: T0338
Introdução
Em um mercado competitivo, cada empresa é de certa forma muito pequena para ter um poder de influência sobre o preço de produto, aceitando assim o preço de mercado.
Quando falamos de “cartel”, falamos de um grupo de empresas que agem em uníssono, controlam e se apoderam do mercado, a partir de um acordo chamado “conluio”. Nesse acordo fixam a quantidade a ser produzida e preços a serem cobrados, facilitando dessa forma o controle não somente sobre o preço aplicado ao consumidor, como também sobre a curva de demanda deste mercado.
As empresas participantes do cartel, (antes concorrentes entre si) passam a trabalhar em conjunto de forma a combinar ações no mercado em prol de lucro (aumento de preços), divisão de clientes e detenção de mercado.
Mas essa é uma atividade lícita dentro da economia brasileira? Os consumidores saem ganhando dentro dessa prática? E as demais empresas que participam desse mercado competitivo? Principais características do cartel Cartel é um acordo, explícito ou tácito, realizado por um grupo de empresas concorrentes de um mesmo mercado que combinam preços ou condições que prejudicam os consumidores.
Há a formação de preço ou definição de variáveis do mercado como se fossem uma única empresa (um monopólio), posteriormente dividindo os lucros adquiridos dentre as empresas que participam.
A lei 8884 dispõe, em seu artigo 20 e 21, as práticas consideradas infrações à ordem econômica e, dentre elas, está o Cartel, que é considerado uma prática restritiva horizontal.
Para que a uniformalização de preços seja cartel é necessário que eles decorram de combinação, não se caracteriza somente se os preços forem iguais. Outro modo que pode caracterizar um cartel é a divisão territorial de mercado entre concorrentes, determinando onde cada