Tecnicas Projetivas
CURSO DE PSICOLOGIA
Técnica de Exames Psicológicos:
Técnicas Projetivas
Fortaleza - CE
Março - 2014
Antonio Danilo H.F. Vieira , Stéphanie Saunders , William Braga
Atividade Estruturada Av. 1 – 2014.1
Trabalho de Av1 apresentado à disciplina de Técnicas de Exame Psicologico II
Disciplina: Técnicas de Exame Psicológico II - SDE 0181
Profa. Joan Rios, Ms
Conteúdo: Neste trabalho iremos responder e comentar as duas questões solicitadas sobre tecnicas projetivas.
FORTALEZA, 2014
Questão 01: Quais habilidades são necessárias por parte dos psicólogos para poder aplicar e analisar corretamente as diversas técnicas projetivas? Comente-as.
Para compreender a dinâmica individual de uma pessoa em uma Avaliação Psicológica, devemos integrar os dados das entrevistas, das observações, do vínculo estabelecido com a pessoa, com a consideração relativa à situação para a qual estamos realizando aquela avaliação. Se, a esses dados, o profissional tiver referência de resultados de Testes Psicológicos utilizados como um dos itens da avaliação, a margem de segurança será maior, especialmente se os instrumentos forem padronizados e evidenciarem bons resultados psicométricos (validade, precisão).
O problema que se discute atualmente é como realizar estudos psicométricos com instrumentos clínicos, pois estes, devido a sua complexidade característica e natureza ambígua, aliadas ao caráter idiossincrático no modo de responder ao instrumento, mostram-se mais difíceis de quantificar e padronizar e, portanto, mais resistentes para satisfazer os critérios de mensuração do que os testes objetivos, que, por sua vez, trabalham com um número mais reduzido de variáveis e com resultados mais objetivos, o que acarreta maior facilidade de quantificação.
Tais foram as razões que levaram a Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica a defender a necessidade de requisitos mínimos