licenciatura
Atividade:
Título: Compreender e identificar casos de formação de cartel por meio da pesquisa sobre os aspectos regulatórios e legais que envolvem essa prática.
Disciplina: Introdução à Economia
Introdução
Esta atividade propõe compreendermos as formações de cartéis e suas características, principalmente no Brasil. Para compreender e identificar casos de formação de cartel precisamos entender as leis que regem o Brasil, e que combatem esta prática, pois é ilícita. Veremos a importância da CADE, que é o órgão que fiscaliza este tipo de ilegalidade. Através da Lei de Concorrência de 1994, houve um grande avanço na percepção sobre a importância de inibir esta prática, já que a mesma gera muitos prejuízos à economia de qualquer país, não só no Brasil. Essa lei ainda sofre um amadurecimento, pois hoje além de disciplinar as empresas, é preciso mudar também cultura brasileira e sua política, uma vez que o próprio Estado em um passado recente poderia ser considerado um grande aliado dos cartéis. Ao final abordaremos a aplicação da Teoria dos Jogos, como uma ferramenta instituições (empresas), que por meio de estratégias, cooperam para um mercado mais competitivo, buscando melhores resultados, e ganho de mercado, consequentemente para todos os jogadores.
Principais características do cartel
Cartel é quando um grupo de empresas se juntam e combinam condições de vendas, preços, ofertas, quantidades e porcentagem de mercado. Ou seja, acordos para fins determinados de interesses em comum.
Porém, esta pratica é ilícita, pois é prejudicial aos consumidores e a economia do país.
Isto porque, não havendo uma livre competição entre as empresas, o consumidor perde seu poder de pesquisa de preços e condições, perde sua oportunidade de comparação para a compra.
Os cartéis afetam a ordem econômica, e como consequência pode levar os consumidores a pagarem preços abusivos, mais caros de 10 à 20% (esta é a estimativa da