A influência das escolhas no rendimento escolar
1. Considerações iniciais
“A vida é uma sucessão de escolhas e decisões. Decidimos levantar após acordar, ir ao trabalho [à escola]... Escolhemos o tipo de roupa e calçado, decidimos o que resolveremos durante o dia, quais são as questões prioritárias da vida... Enfim... Viver é a arte de fazer escolhas.”
Quantas escolhas você já fez na vida? Creio que centenas ou milhares! Na verdade, é praticamente impossível calcular, pois fazemos escolhas o tempo todo. Se você está lendo este texto, significa que acabou de fazer uma escolha – ler!
Uma escolha pode mudar a vida de uma pessoa. Uma escolha pode mudar a vida de várias pessoas. Enfim, uma escolha pode mudar o curso da História da Humanidade. A História da Humanidade registou e continua registando pessoas que mudaram as suas vidas e as de outras pessoas como consequência das coisas que escolheram (ou decidiram) fazer. Pense em Mahatma Gandhi. Pense em Martin Luther King. Pense em Nelson Mandela. Pense nos inventores que dedicaram anos de suas vidas para nos trazer as invenções que temos hoje.
É certo que nós não escolhemos muitas coisas em nossa vida. Não escolhemos nascer, não escolhemos nossa família de origem, não escolhemos nossos traços físicos, mas a maior parte das coisas que temos ou fazemos partem de escolhar nossas.
Toda gente tem o poder de escolha (livre-arbítrio). Todos os dias, tomamos decisões e realizamos ações que podem mudar as nossas vidas para sempre. Pois, a cada instante construímos o futuro. E mesmo quando dizemos que a responsabilidade não é nossa por não termos tomado decisão alguma, enganamo-nos, pois não tomar uma decisão é tomar a importante decisão de não decidir. Ou seja, NÃO ESCOLHER É ESCOLHER NÃO ESCOLHER.
Toda escolha tem consequências. Em função do que escolhemos, as consequências podem ser boas ou más. As questões que nós faremos a você (enquanto estudante) é:
Quais têm sido as suas escolhas? Como elas têm influenciando a sua