Trabalho metodologia
Há tempos o homem vem tentando entender a si mesmo juntamente com os problemas que o permeiam. O rendimento do ser humano em atividades do dia a dia, é uma grande preocupação da sociedade atual, pois não são um ou dois fatores que influenciam este problema, mas sim vários, estes que estão inseridos em aspectos psicológicos, físicos, químicos, entre outros. O grau de complexidade deste assunto é tanto que envolve estudiosos de todas as áreas do conhecimento pela busca da compreensão, e conseqüentemente das soluções possíveis para o problema.
O presente estudo vêm para acentuar ainda mais este problema, com o propósito de demonstrar os fatores determinantes no rendimento escolar dos alunos do curso de engenharia.
Revisão Bibliográfica
Na literatura pertinente são feitas algumas especulações em relação ao rendimento escolar. Aspectos como: condição socioeconômica, falta de perspectiva profissional, apoio social, entre outros, são citados como causadores do fracasso escolar. Os fatores psicológicos também exercem influência sobre este fenômeno, tanto positiva quanto negativamente, como exemplos, podem-se citar o desenvolvimento emocional e interpessoal do estudante, a criatividade do indivíduo e sua relação com o ambiente, e ainda, a ansiedade, personalidade e sua influência no rendimento escolar. Outra ênfase é dada aos fatores fisiológicos e nutricionais, como a adequabilidade de uma dieta própria e sustentável que venha garantir um desenvolvimento cerebral e cognitivo.
Por outro lado, esse fracasso, também pode ser fabricado pela própria escola, devido ao molde do currículo ao qual o aluno tem de se adaptar, fazendo com que ela adquira na maioria das vezes um caráter elitista, aumentando, assim, a relação aluno-norma escolar; porém, como destaca o autor, percebe-se que somente a alguns são destinadas as exigências de seguir tais normas à risca. Uma outra questão diz respeito à responsabilidade apontada