A influência da literatura na aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
AGRADECIMENTOS
À nossa professora e orientadora Carla Alessandra Ruiz Leite, por toda orientação e estimulo transmitido durante toda realização do trabalho. Aos amigos, familiares, colegas de trabalho que colaboraram direta ou indiretamente na execução deste trabalho.
Roks, Loni; Mathias, Patricia Batistella. A influência da literatura na aprendizagem do aluno com deficiência intelectual. Esap – Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação e UNIVALE – Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Monografia de curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial. Toledo-PR. 2012.
RESUMO
A presente investigação teve como objetivo estudar a melhor maneira para desenvolver no educando habilidades na leitura e o gosto pela literatura. Para tanto, pauta-se numa pesquisa bibliográfica, através da análise no sentido de confrontar teorias diferentes para uma melhor compreensão do tema. Concluiu-se que a deficiência intelectual ou atraso mental é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento cognitivo e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social. Estas limitações provocam uma maior lentidão na aprendizagem e no desenvolvimento dessas pessoas. As crianças com atraso cognitivo podem precisar de mais tempo para aprender a falar, a caminhar e a aprender as competências necessárias para cuidar de si, tal como vestir-se ou comer com autonomia. É natural que enfrentem dificuldades na escola. No entanto, aprenderão, mas necessitarão de mais tempo.