A importância do plano de cargos e salários para motivação e retenção de talentos
2. DEFINIÇÃO 05
3. OBJETIVOS DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS 05
4. MOTIVAÇÃO E RETENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E O PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS 07
5. CASE 10
6. CONCLUSÃO 12
7. REFERÊNCIAS 13
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, o grande desafio é a busca da sobrevivência num cenário que se encontra em constante mudança e com alto grau de complexidade. Nessa situação, as organizações devem inovar sempre para se manterem competitivas.
A gestão de cargos e salários ocupa uma posição-chave no recrutamento e manutenção dos recursos humanos das empresas, pois estas precisam propiciar um ambiente de motivação e produtividade, eliminando as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais ou a insatisfação das pessoas.
O salário é uma demonstração objetiva do quanto a empresa valoriza o trabalho do seu funcionário. Associado ao plano de carreiras, quando bem administrado pelo Departamento de Recursos Humanos pode vir a ser, não propriamente um fator de motivação, mas um fator que servirá de base para fatores motivadores ligados ao cargo ocupado, à perspectiva de crescimento profissional e trabalho executado, estando estritamente ligado a esses.
2. DEFINIÇÃO
Em geral, pode-se dizer que o Plano de Cargos e Salários é um conjunto de regras que estipulam como os colaboradores podem progredir na empresa em relação ao seu salário. O Plano de Cargos e Salários é definido, de acordo com Sochodolak & Melo (2007), como sendo o gerenciamento eficiente das políticas de remuneração, estrutura e perfis de cargos e planejamento de pessoal dentro das organizações. Nesse contexto, o Plano de Cargos e Salários é considerado uma ferramenta para administrar os recursos humanos de forma estratégica e eficiente, através de normas das relações de trabalho, com o intuito de valorizar o conhecimento, as habilidades técnicas e o desempenho dos recursos