Introduçãoo
Com o nível elevado de competitividade nas empresas, com globalização que abriu à força com as fronteiras de negócio, se aliando a tecnologia que se aproxima dos mercados de trabalho fica visível a necessidade de atrair e reter os profissionais de talento que estão sendo disputados pelas grandes corporações, que sabem a importância de ter profissionais empreendedores e altamente capacitados, contribuindo assim para a superação dos resultados e cumprindo com os objetivos da empresa.
As empresas estão se esforçando para envolver e desenvolver os seus colaboradores de forma direta na consecução dos objetivos estratégicos. Com um ambiente estável à criatividade e inovação gera-se comprometimento e motivação para que eles possam por em prática todo o seu potencial.
É importante destacar que os profissionais de talento são inovadores, movidos a desafios e valorizam e reconhecem as oportunidades de aprendizado, desenvolvimento e crescimento.
As pesquisas desenvolvidas em organizações, nota-se que salário atrativo não é o mais o único fator de recompensa profissional. Um bom pacote de benefícios, reconhecimento profissional, metas desafiadoras, envolvimento em grandes projetos, em um clima organizacional saudável e espaço para qualidade de vida, influenciam muito na motivação dos funcionários os desejo dos talentos permanecerem na empresa por maior período.
A gestão de pessoas que influenciam a retenção de talentos. Entende-se que aspectos como liderança, capacitação de pessoas, avaliação de desempenho, plano de cargos e salários, programa de benefícios e clima organizacional podem tornar a área de Recursos Humanos mais estratégica e conseqüentemente aumentar as chances das organizações na retenção de seus talentos.
RETENÇÃO DE TALENTOS NAS ORGANIZAÇÕES
Os talentos são os profissionais que fazem o diferencial nas organizações. São profissionais que detêm competências de difícil aquisição e de importância estratégica para a