RETENÇÃO DE TALENTOS
RETENÇÃO DE TALENTOS FRENTE À EXPANSÃO DO MERCADO DE TRABALHO
RETENÇÃO DE TALENTOS FRENTE À EXPANSÃO DO MERCADO DE TRABALHO
Trabalho de conclusão de curso apresentado como exigência parcial para a obtenção de título de bacharel em Administração, sob a orientação da Profª Sylvia Ignácio da Costa.
"A essência da administração é entender as forças que agem em uma dada situação e ganhar controle sobre elas."
Edgar H. Schein
RESUMO
Em um mercado em que o termo “funcionário” vem sofrendo constantes substituições, percebe-se que as pessoas vêm se sobressaindo e passam a ser o centro das organizações. Hoje consideradas como capital intelectual, são a ferramenta essencial para que se consiga destacar os produtos e ou serviços no ramo em que atuam.
Ao analisar a situação do mercado de trabalho nos dias de hoje, percebe-se que não há mais um sentimento de fidelidade dos colaboradores para com a organização. Há algumas décadas era de praxe ficar anos trabalhando na mesma companhia com a intenção de se aposentar através dela, o que já não ocorre mais com tanta freqüência. O trabalhador moderno tem um maior senso de autovalorização e busca assim oportunidades que venham a atender suas necessidades. Começa então uma busca por valorização do trabalho desempenhado, melhores benefícios, estabilidade e possibilidade de crescimento, o que tem aumentado a rotatividade de funcionários dentro das organizações.
Nota-se também que as pessoas estão se preocupando cada vez mais em levar uma vida saudável e conseguir conciliar trabalho com vida pessoal, o que implica diretamente em suas escolhas.
É considerado um talento, aquele que se empenha para otimizar suas tarefas, está em constante aprendizado, está sempre aperfeiçoando suas habilidades e se destaca no que faz. Este tipo de colaborador normalmente é