retenção de talentos
Resumo
As organizações estão em constantes transformações, é um dos maiores desafios na gestão de pessoas e manter seu capital humano, conquistando sua lealdade, despertando a produtividade e a criatividade. As empresas passaram a se preocupar não só com as exigências do mercado, mas também com as pessoas. Dessa forma, o novo desafio das organizações gira em torno de como motivar e reter seus talentos. Assim sendo, o presente artigo tem como objetivo promover mudanças no atual modelo de gestão de pessoas com a implementação de políticas e práticas que tenham como principal objetivo atrair e reter profissionais. Diante do exposto foram elaborados os seguintes objetivos específicos: promover fidelização com seus colaboradores, reduzir o absenteísmo e a rotatividade da empresa, aumentar a satisfação e motivação dos colaboradores, valorizar e reconhecer o capital humano da organização e redução de custos com demissão e admissão. Foi utilizado como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica.
Palavras-chave: Retenção, talentos, organização.
Introdução
A gestão de pessoas tem início na atração e retenção de talentos, onde o RH tem a difícil tarefa de contratar o melhor funcionário para desenvolver determinada função, e posteriormente é necessário que lideres e recursos humanos planejem formas de manter as pessoas na empresa com todo seu conhecimento e potencial. Para a gestão de pessoas e um grande desafio manter os talentos humanos, e os lideres precisam buscar ações que resultem em desenvolvimento contínuo, motivação e comprometimento com as estratégias do negócio (GIRARDI E TESTA, 2012).
Atualmente a busca por bons funcionários nas organizações tem atingido um grande patamar, pois este tem sido o principal obstáculo para o êxito organizacional e crescimento futuro. A falta de potencial humano faz com que as empresas fracassem em seus planos estratégicos e em oportunidades de expansão, e os profissionais por não