direção de arte em propaganda
Newton Cesar expõe em seu livro o dia-a-dia de um diretor de arte e criação, o processo que passa da criação a execução.
O livro é dividido em tópicos que funcionam como pequenas aulas onde o leitor não precisa respeitar a numeração ou os tópicos para entender o conteúdo. É objetivo e prático, proporcionando ao leitor a iniciação no meio publicitário, a visão do diretor de arte e criação e os truques de um profissional com vários anos de mercado.
O livro começa abrindo o jogo sobre a realidade do dia-a-dia de um diretor de arte e a cada capitulo ressalta a importância da simplicidade, pois, segundo Cesar, ideias muito rebuscadas são caras e muitas vezes o cliente recusa e também são difíceis de executar. Ser simples, prático e objetivo é o ponto forte levantado pelo autor.
Ao longo do livro os tópicos seguem como almanaques de ajuda e compartilhamento de experiências. A visão do diretor de arte para a criação de mídia impressa, anúncios e cartazes. Os grandes formatos, a criação de outdoor, backlights, banners e fachadas.
Cesar também menciona o paralelo entre o design e o diretor de arte. O design tem conhecimentos técnicos e artísticos sobre a concepção de peças gráficas como revistas, livros, sites, catálogos e marcas. Seu campo de atuação vai de estúdios e escritórios, especializados em design, a agências de publicidade. O diretor de arte, além de estudar fotografia, tipologia e composição de layout, estuda redação, planejamento e pesquisa. Seu trabalho é bastante voltado para atuar em campanhas de publicidade, por isso seu campo de atuação fica muito focado em agências, mas também é possível encontra-los em departamento de marketing e empresas em geral.