resenha do livro direção de arte em propaganda
CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. 9ª Edição. Distrito Federal: Ed. Senac, 2008.
Newton Cesar é autor de livros de ficção, negócios e publicitário exercendo a função de vice-presidente e diretor de criação da W/Brasil. Expõe em seu livro de maneira objetiva o dia-a-dia de um diretor de arte e criação, o processo que passa da criação a execução.
Newton Cesar dividiu o livro em tópicos, funcionando com pequenas aulas onde o leitor não precisa respeitar a numeração ou os tópicos para entender o conteúdo, genial. É objetivo e prático, de fácil leitura o autor proporciona ao leitor a iniciação no meio publicitário, a visão do diretor de arte e criação e todas as cajas de um profissional com vários ano de mercado.
César começa o livro abrindo o jogo sobre o cronograma do dia-a-dia de um diretor de arte. Do glamour ao longo caminho de pedras, realidade das agências e do diretor de arte e a cada capítulo ressalta a importância da simplicidade, idéias muito rebuscadas são caras, que muitas das vezes o cliente recusa e também são mais difíceis de executar. A importância de ser simples e ao mesmo tempo prático e objetivo é o ponto forte levantado pelo autor. A importância das duplas na criação, método utilizado por Washington Olivetto na W/Brasil, pois funciona praticamente como um casamento um pensa o outro fala e o todo o processo criativo, que muitas das vezes não é reconhecido pelo cliente, não aprovando de imediato a peça publicitária criada arduamente pela criação.
Ao longo do livro os tópicos seguem como almanaques de ajuda e compartilhamento de experiências de um grande profissional da área. A visão do diretor de arte para a criação de mídia impressa, anúncios e cartazes. Os grandes formatos, a criação de outdoor, backlights, frontlights, mobilhário urbano, banners e fachadas.
Ressalta a importância do ponto de venda para as vendas, o marketing direto. Devido à globalização, a importância das