Uso das cores no marketing
TURMA: CS2/CS3
DIREÇÃO DE ARTE
Prof. Breno Brito
Apostila
3
O USO DAS CORES NA PROPAGANDA
FEVEREIRO 2009
Curso: Publicidade e Propaganda
Prof. Breno Brito
Disciplina: Direção de Arte
O USO DAS CORES NA PROPAGANDA
Não há como negar que, psicologicamente o homem é atraído pela infinidade de tons e de cores.
As cores exercem um papel importante no psicológico de cada um. Elas são utilizadas para estimular, acalmar, afirmar, negar, decidir, curar e, no caso de propaganda, vender! É fato que reagimos de maneira mais emotiva do que racional diante das cores. Por isso a propaganda e os meios de comunicação abusam das cores para despertar sensações, atrair e influenciar o consumo.
O Diretor de Arte não pode usar a cor pelo seu gosto pessoal. Ele tem que pensar primeiramente no cliente que deseja atingir, por isso, todo conhecimento sobre cores é fundamental: princípios e combinações, formação das cores e tudo mais vai preparar você para enfrentar o gosto pessoal do atendimento, do dono da agência e do cliente.
A formação das cores:
A cor existe por causa da luz, é uma sensação que a luz exerce sobre os olhos quando um objeto ou região é iluminado. A formação se dá através de 2 processos: o aditivo e o subtrativo. E cada processo possui sua cor primária.
* PROCESSO ADITIVO:
O Processo Aditivo é quando a cor gerada através da luz mistura os comprimentos das ondas que irradiam o vermelho, o verde e o azul.
Quando uma cor é adicionada a outra em sua carga máxima de luz o resultado é o branco. O branco é a junção de todas as cores.
PROCESSO ADITIVO DAS CORES (RGB)
No trabalho do Diretor de Arte, o único contato que ele tem com esse processo da cor aditiva é através da emissão de luz utilizada em monitores de vídeo e TV.
Esse processo é conhecido como RGB (red, green, blue).
Portanto quando o Diretor de Arte estiver criando para o vídeo (VT, televisão, cinema, internet)