Psicologia do marketing
2.0 – Psicologia no Marketing 05 2.1 – Moda 05 2.2 – Raridade 05 2.3 – Coerência com o Passado 05 3.0 – Dissonância Cognitiva 05 3.1 – Dissonância Cognitiva e Percepção Seletiva 06 4.0 – Psicologia das Cores 06 5.0 – Resultados 08 6.0 – Conclusão 09 7.0 – Referências 10
1.0 - Introdução
O Marketing é uma área extensae engloba diferentes tipos de Marketing que se adéquam para cada tipo de situação, por isso é uma tarefa muito difícil defini-lo, e em cada uma delas é possível se aprofundar e aprender novas técnicas eficazes.
Mesmo a psicologia já se fazendo presente na literatura do marketing nas primeiras décadas do século XX, quando os psicólogos já demonstravam um crescente interesse em estudar o comportamento do consumidor, foi somente a partir do segundo pós-guerra que o campo se expandiu. Entre 1900 e 1930, havia pouco menos do que meia dúzia de psicólogos práticos comerciais, enquanto no final dos anos 1930, pelo menos seis livros acadêmicos sobre técnicas de pesquisa de mercado tinham sido publicados.
A partir de então, a psicologia começou a estar presente na literatura do marketing, mas ela aparece em um momento especifico, quando a empresa volta o seu estudo para o comportamento e compreensão do consumidor para melhor atendê-lo.
Marketing e Psicologiaandam juntos porque quando não conseguem convencer o consumidor que o produto que se oferece é o melhor para ele, passa-se a estudar o mesmo para saber o que realmente ele quer e só então começar a produzir, comercializar e anunciar o produto certo.
O comportamento de consumo é definido como comportamento de procura, busca, compra, uso e avaliação de produtos e serviços para satisfazer necessidades. Já o comportamento do consumidor são as atividades físicas, mentais e emocionais realizadas na seleção, compra e uso de produtos e serviços para a satisfação de necessidades e desejos.
A psicologia do comportamento do consumidor procura, então, analisar os motivos