Psicologia e Marketing
INTRODUÇÃO I - Psicologia e Marketing
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
A psicologia aparece em um momento específico do marketing: quando este se volta para a compreensão do comportamento do consumidor A Psicologia e Marketing foram estruturadas para estudar o comportamento do consumidor e do consumo, e os psicólogos estudaram e construíram uma forma como o individuo leva a ter tal comportamento (compra). O consumidor é estimulado através da motivação, que faz conduzir a uma necessidade, a qual, por sua vez despertará desejo, onde o consumidor escolhe um produto que suprirá suas necessidades.
DIVULGAÇÃO E ESTÍMULO:
Para despertar os desejos surge a PROPAGANDA, que apresenta os produtos através de televisão, folders e etc. Os produtos que são estruturados pela Psicologia/Marketing e propaganda são constituídas pelos materiais intelectuais que são importantes para o homem, sendo capazes de influenciar e direcionar o comportamento das pessoas e relacionados aos fatores externos, como as representações sociais formadas a partir da cultura, da família, do trabalho, da escola, dos amigos e etc.;
Na teoria de Abraham Maslow é abordado as necessidades que motiva o comportamento humano ele fez experimentos específicos com varias pessoas voluntarias, e formulou 5 categorias mais urgente e menos urgente , são elas :
• Fisiológicas: são as necessidades primarias, para sustentar nossas vidas, como fome, sede, ar e sexo e outras funções físicas básicas
• De segurança: para manter seu corpo confortável, incluem ordem, estabilidade, certeza, controle sobre a vida (saúde, por exemplo) e sobre a vida.
• Sociais (amor participação): afeição e integração, pertencer ao grupo-as pessoas se esforçam para dar e receber amor. Abragem a aceitação, afiliação, afeto e relacionamento.
• De estima: status e prestigio. Além de buscar o respeito dos outros, há necessidade e o desejo