Comportamento do Consumidor - A psicologia aplicada ao marketing
Através das ferramentas do composto promocional, o Marketing procura atender às necessidades dos consumidores, ao mesmo tempo que coloca no mercado novos produtos, que serão motivos para novas procuras, transformando-se assim em novos desejos.
O conceito básico de marketing é o de necessidades humanas, já que necessidade é um estado no qual o indivíduo, sente alguma privação; e uma vez, essa necessidade não satisfeita, ele procurará algo que a satisfaça ou mesmo uma compensação, qualquer coisa que seja capaz de reduzi-la.
Desejos são necessidades moldadas pela cultura, personalidade e características individuais. Já a demanda é o desejo por produtos específicos, moldada na vontade de adquirir e no poder de compra, para essa aquisição.
Como já foi dito, em um post anterior, o marketing não cria necessidades, ela apenas influencia, sugere aos consumidores, que determinado produto, satisfaria suas necessidades.
O comportamento do consumidor é baseado em promessas e percepções. Promessa é troca. Tanto clientes quanto empresas, no momento em que se relacionam, apresentam uma série de promessas, de um lado, a empresa, promete o melhor produto ou serviço, a solução para todos problemas; e de outro lado, o cliente, apresenta um conjunto de promessas relacionadas ao seu comprometimento nessa relação.
Já a percepção é o modo como as pessoas, sejam elas consumidoras ou não, selecionam, analisam e interpretam informações recebidas. A percepção dependerá do estímulo x condições individuais x situação em que esse estímulo acontece; sendo que cada um, seleciona, analisa e interpreta , de acordo com as necessidades e experiências próprias.
As expectativas, vêm após a percepção, pois elas são o resultado das informações coletadas durante esse processo e serão utilizadas, para avaliar o produto ou serviço, antes e após a sua aquisição.
Entender o comportamento do consumidor não é uma tarefa fácil, uma vez, que