Marketing
Por Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro
INTRODUÇÃO
O marketing é uma função organizacional responsável pela identificação e conhecimento do mercado consumidor, que tem como finalidade a adaptação das ofertas de produtos e/ou serviços de acordo com as necessidades desse mercado-alvo. Mas para atingir os objetivos e desenvolver as atividades, o profissional de marketing precisa estudar e compreender outros campos do saber, que estão intimamente ligados com as estratégias de marketing. Nesse sentido, podemos relacionar a Estatística, Economia, a Sociologia, o Direito, a Antropologia, a Contabilidade, a Psicologia, a Ciência da Computação e Sistema de Informação, dentre outras.
Este artigo tem como objetivo analisar a influência dessas áreas do conhecimento humano nas funções – pesquisa de marketing, segmentação de mercado, estudo do comportamento de compra do consumidor - e estratégias de marketing, como o lançamento de produtos, a formulação de preços, as decisões de ponto-de-venda e varejo e as mensagens publicitárias.
1. ESTATÍSTICA
A estatística, segundo Stevenson (1981, p. 2), compreende a estatística descritiva, a teoria da probabilidade e a amostragem. Para Crespo (2002, p. 13), “a Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões”.
Nas pesquisas de marketing, é comum utilizar algumas medidas estatísticas como a distribuição de freqüência, proporção, média, moda, mediana e probabilidade. Pode-se citar a média de compras de determinado produto por grupos de consumidores; a proporção de clientes que freqüentam o setor de padaria nos supermercados, em relação a todos os clientes; a renda média dos clientes; dentre outras. Além disso, tem-se o estudo da população por meio de amostragem, no qual faz inferência nas conclusões.