Patrimonio
Nesta experiência, cujo objectivo consiste em realizar, laboratorialmente, a síntese do sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado, serão necessárias algumas bases de conhecimento, tais como:
( As reacções de síntese e de decomposição
As reacções de síntese (de adição ou de composição) são aquelas onde duas ou mais substâncias reagem entre si para originar um único produto de reacção, obedecendo à lei de conservação de massas ou lei de Lavoisier. Como por exemplo a do amoníaco: N2 (g) + 3 H2 (g) ( 2 NH3 (g)
As reacções de decomposição (ou de análise) são aquelas onde uma única substância origina dois ou mais produtos de reacção. Como por exemplo, a da água, por acção da corrente eléctrica: 2H2O (l) ( 2H2 (g) + O2 (g)
Voltando às reacções de síntese, podemos considerar ainda duas categorias: • Reacções de síntese total – onde os reagentes são substâncias elementares. (por exemplo, a síntese do amoníaco – apresentada acima) • Reacções de síntese parcial – onde os reagentes são substâncias elementares e compostas ou só substâncias compostas. (por exemplo, a síntese do sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado - CuSO4.5H2O (aq) + 4NH3 (aq) ( [Cu(NH3)4] SO4.H2O (aq) + 4H2O (l) )
Normalmente, os produtos sintéticos não se obtêm a partir de uma só reacção, mas sim de uma sequência de reacções químicas mais ou menos complexas. E de um modo geral, esses produtos que se obtém não são puros. Sendo que, para aumentar a sua preza decorre-se a diversas operações. Quando esse produto sintético é sólido, essas operações podem ser dissoluções, lavagens, secagens e cristalizações.
A maior parte dos materiais que utilizamos, como os têxteis, os medicamentos, os fertilizantes, os detergentes, as tintas, ect., são sintéticos. Mas antes de estes materiais serem produzidos nas fábricas, há todo um trabalho de pesquisa e de análise que passa pelo laboratório e que visa o estudo do mecanismo que