A Importância do Latim na Atualidade
O Artigo A Importância do Latim na Atualidade escrito por Mário Eduardo VIARO (USP), mostra a importância que a língua latina exerce sobre a língua portuguesa. O autor deixa claro que o Latim causa polêmica, por um lado pessoas que lamentam a sua exclusão em cursos, por outro lado pessoas traumatizadas com a dificuldade que tiveram em aprendê-lo pelo método tradicional.
O Latim desenvolveu-se como qualquer outra língua, e está vivo. Apresenta algumas temáticas que mostram a origem, sua evolução e sua história. Fala sobre a estrutura da língua e como é antigo o estudo do Latim e sua utilidade ontem e hoje. O Latim não está morto, está no nosso dia-a-dia.
O artigo fala da estrutura e seu funcionamento, a produtividade de suas raízes, de seus prefixos e sufixos, faz- nós descobrir melhor o verdadeiro significado das palavras em português, isto é, seu étimo. Facilita, além disso, a aprendizagem de outras línguas românicas: espanhol, francês, italiano, romeno. O inglês, apesar de não ser derivado do latim, participou da mesma força unificadora.
Ele fala que é preciso revitalizar o valor que o Latim tem como um ótimo meio para aguçar a percepção etimológica das raízes do português (e de outras línguas), o exercício da análise sintática, o raciocínio lógico, a ampliação de vocabulário e a curiosidade para entender outros momentos históricos e o desenvolvimento das sociedades e do pensamento até os dias de hoje. As conseqüências aparecerão na compreensão mais clara da ortografia portuguesa, na solução lógica das flexões irregulares e das exceções. O aluno adquirirá um vasto repertório histórico-filosófico e estará pronto para estabelecer suas próprias analogias e defender deus pontos de vista com mais clareza.
O autor deixa claro que muitas palavras até então desconhecidas passam a ter sentido logo nas primeiras aulas de Latim, seja nos textos do dia-a-dia, seja, na Literatura. O Latim possibilita-nos aprender melhor