A IMPORTÂNCIA DO LATIM NA ATUALIDADE
O ensino de latim é causa de grandes debates, de um lado, estão os que sentem falta dessa disciplina, e de outro, os acadêmicos que tiveram dificuldade em aprendê-la, em razão, da metodologia de ensino que era focada em grande maioria no “decorar”, algumas vezes, textos inteiros.
O latim é um instrumento, através do qual, estudamos a origem da língua e suas raízes, para que, então possamos compreender melhor as anomalias e as exceções da gramática portuguesa e de outras línguas, tais como, espanhol, francês, italiano, russo e alemão.
Até recentemente o latim era utilizado nas missas e atualmente ainda é utilizado nos nomes científicos de Zoologia e Botânica, podemos encontrar palavras em latim também no Direito, na informática e no cinema.
Com o passar do tempo, algumas palavra em latim foram se adaptando e se transformando, tais como Domina “senhora”, que se converteu em “dona”, entre outras. Muitas palavras que utilizamos diariamente têm relação direta com vocábulos do latim, mas às vezes não conseguimos reconhecê-las, não antes de fazermos uma comparação com os termos colocando-os lado a lado.
Portanto, aprender latim não é o problema, pois, o mesmo já coexiste conosco. O latim continua sendo a essência de nosso idioma e com o aprofundamento do estudo do latim e o aprimoramento do conhecimento dos vocábulos, poderemos
compreender
melhor
nosso
idioma
e
dificilmente
cometeremos erros de ortografia.
Infelizmente o Brasil, com sua visão imediatista acha desnecessário para a língua portuguesa, o ensino de latim.
Compreendemos que é necessário reinserir a disciplina nos currículos escolares para que os acadêmicos possa expandir seu vocabulário, ampliar sua visão histórica, entender melhor a ortografia, estando assim apto e seguro para defender seus pontos de vista e suas ideias.
O latim continua a integrar o currículo de algumas escolas , mas, apenas para apreensão de seu vocabulário e gramática e para que se possa ter