História
A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.
O Império Romano
De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica: gregos, etruscos e italiotas. Inicialmente era uma região com economia baseada na agricultura e nas atividades pastorais, formada por patrícios (nobres proprietários de terras) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários) e com religião Politeísta adotando deuses semelhantes aos dos gregos, porém com nomes diferentes. Com o passar do tempo e com diversas conquistas, como península itálica, Grécia, o Egito, a Macedônia, a Gália, a Germânia, a Trácia, a Síria e a Palestina, a vida e a estrutura de Roma passaram por significativas mudanças. O império romano passou a ser muito mais comercial do que agrário. Os povos conquistados foram escravizados (regiões controladas por Roma) ou passaram a pagar impostos para o império. As províncias (regiões controladas por Roma) renderam grandes recursos, a capital do Império Romano enriqueceu e a vida dos romanos mudou.
Explicação Mitológica
Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo, filhos de Rea (descendente de Eneas, filho da deusa Venus) com deus Marte. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma.
Cultura e Religião