RELATÓRIO ÁCIDOS E BASES
Segundo o conceito de Arrhenius bases são substancias que em solução aquosa liberam OH- chamado hidroxila. Assim como os ácidos, são perigosas e requerem certos cuidados quando são utilizadas. Ácidos são substancias que em solução aquosa, sofrem ionização, produzindo como cátion, apenas o íon H+.
É possível por indicadores de pH definir se uma substancia é ácida ou básica. Isso porque eles mudam de cor em contato com os meios. A escala de pH varia de 1 a 14, sendo que abaixo de 7 é ácido; 7 é neutro e acima de 7 é básico. Existem diversos tipos de indicadores de pH dentre os quais podemos citar os papeis tornassol azul e vermelho, fenolftaleína, alaranjado de metila, azul-de-bromotimol, e o indicador universal que indica a quantidade de pH.
O presente experimento forneceu aos acadêmicos o aprendizado em diferenciar ácidos e bases através da ação de diversos tipos de indicadores e, contudo, determinar pH de soluções utilizando através de materiais para este fim.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Primeiramente, faz-se importante definir os materiais e reagentes utilizados para na referida atividade. Os reagentes foram: alaranjado de metila, azul de bromotimol, fenolftaleína, soluções aquosas de hidróxidos de sódio e de amônio e ácidos clorídrico e sulfúrico. Os materiais utilizados foram: papeis de tornassol vermelho, azul e papel indicador universal, e quatro tubos de ensaio.
Na primeira etapa do procedimento experimental numerou-se quatro tubos de ensaio e colocou-se aproximadamente um terço de cada uma das respectivas soluções aquosas: tubo 1- ácido clorídrico; 2- ácido clorídrico; 3- hidróxido de sódio; 4- hidróxido de amônio. E na solução contida em cada tubo molhou-se um pedaço de tornassol azul, depois um pedaço de tornassol vermelho e, em seguida, uma tira do papel indicador universal.
O que se observa é que o papel tornassol azul em meio ácido se torna vermelho por ser sensível a este meio. Pelo fato de não ser