Modalidades da linguistica
“QUAL A IMPORTÂNCIA DO LATIM NA ATUALIDADE PARA O PROFESSOR DE PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL?”
O latim é a alma da língua portuguesa, ao estudá-lo pode-se aprender a compreender melhor o nosso idioma, além de servir de trampolim para mergulhos mais profundos na nossa visão de mundo. O entendimento e conhecimento do latim e de toda a cultura que envolve o povo romano na Antiguidade, além de favorecer a compreensão sobre nós mesmos, nossa própria cultura e a nossa formação como futuros professores de línguas. Serve também como ótimo instrumento para entender as irregularidades e as exceções da gramática portuguesa.
Ao estudá-lo, vemos que as irregularidades e as terríveis exceções da gramática, passa a ter uma lógica mais clara e previsível. Muitas palavras e expressões do latim são muito usadas no nosso dia a dia, como por exemplo:
- habeas corpus: que tenhas o teu corpo;
- álibi: alhures, noutro lugar;
- per capita: para cada cabeça;
- lato sensu: em sentido amplo.
E há inúmeras expressões utilizadas, como:
- A priore, Causa mortins, Homo sapiens, in loco, ipsis litteris, ad hoc, status quo, Carpe diem, Vade mecum vade, exempli gratia, in cotinenti, modus vivendi, persona non grata e Aedes aegypti.
Apesar de muitos considerarem o latim de língua morta, ela está nas tecnologias mais modernas, exemplo: a palavra fecundação in vitro. Está também nas invenções mais recentes: a palavra fax ( abreviação de fac símile, que significa “ faça de maneira semelhante”.
O latim possibilita-nos aprender melhor outras línguas, como o inglês e o espanhol, exemplo: o verbo exeo “sair” tem particípio passado exitus, de onde veio o inglês exit “saída”. No espanhol temos o exemplo do verbo caleo que significa “aquecer” e seu particípio presente é calens, calentis “o que está aquecido”, donde o espanhol caliente