Redes de computadores
São Paulo 2012
OBJETIVOS
Através de uma rede estruturada de computadores se provem conectividade dentro do supermercado, permitindo o intercâmbio entre os diversos setores do estabelecimento, no intuito de centralizar a informação de forma rápida. As informações dadas neste projeto têm como objetivo a implementação de um ambiente estável, possibilitando seu crescimento a curto e longo prazo.
JUSTIFICATIVAS
A agilidade nos serviços internos e administrativos, resultando em melhor atendimento aos clientes, além de suprir informações preciosas aos lojistas, que poderão de forma mais eficaz controlar seu sistema de estoque e fluxo de mercadorias.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Protocolo TCP/IP
Projetado para ser utilizado na internet, por possuir a disponibilidade de comunicação entre redes de diversos tipos, além de fornecer os protocolos de comunicação, definem também uma serie de aplicações eficientes em sua arquitetura. O DHCP (Dinamc Host Configuration Protocol) possibilita a distribuição automática dos endereços IP de forma manual, dinâmica ou automática, para as maquinas na rede.
DISPOSIÇÃO ORGANIZACIONAL
O estabelecimento contará com 4 frentes de caixas automatizados, com leitores de códigos de barra, possuirá uma central administrativa, que poderá ou não ser integrada a rede a ser desenvolvida, em um núcleo de conectividade, onde estará localizado o roteador e switch de toda a estrutura de rede
Na seção de carnes e pães, disposta nos fundos do supermercado, estarão implementadas balanças digitais que terão sua base de dados conectadas ao núcleo de conectividade.
Espalhados estrategicamente pelos corredores haverá pontos de consulta ao cliente, para fácil verificação de preços e produtos.
RELATÓRIO COM TECNOLOGIA DISPONÍVEL
Será usado no projeto de rede a topologia Hierárquica, através de cabos UTP CAT5. O cabeamento será passado por canaletas suspensas, a qual sairá da