Latim
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PRESIDENTE DUTRA- CESPD
CURSO: LETRAS LICENCIATURA E HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA
DISCIPLINA: MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA LATINA / 7º PERÍODO
PROFESSOR: JOSÉ IVAN BERNARDO
ACADÊMICA: RENATA BARBOSA DE SOUZA MOURA
VIARO, Mário Eduardo. A Importância do Latim na Atualidade. Revista de ciências humanas e sociais. Unisa, v. 1, n. 1, São Paulo. p. 7-12, 1999.
O referido autor Mário Eduardo Viaro, em seu artigo A importância do latim na atualidade, publicado na Revista de ciências humanas e sociais, mostra de principio uma breve história do latim, citando nomes de importantes autores da literatura latina e deixando claro que de morta o latim não tem nada, sendo que de fato é considerada uma língua morta por não ser falada em nenhum território do mundo, “exceto lida” no Vaticano empregado pela Igreja Católica.
Viaro afirma que: “Alguns têm a expectativa de encontrarem uma panacéia para todos os problemas da língua portuguesa” de uma forma geral é verdade, pois muitos iniciantes na graduação de letras sentem dificuldades em estudar latim, e assim questionam-se: O que é e para que serve o estudo de uma língua considerada pela maioria morta?
Através de seu artigo, vemos que com o estudo do latim, podemos conhecer a etimologia de algumas, ou melhor, de várias palavras de nosso idioma, e traz a certeza que apesar do passar do tempo, o latim tem sua importância e influência direta no português e sobre diversas línguas.
Muitas palavras adaptadas do latim foram adotadas por outras línguas modernas, como o inglês. Com isso o autor mostra que o latim não só deu origem a língua portuguesa, como também influenciou outras. Afinal o latim é quem nos dar ciência de entendermos historicamente as línguas tanto inglesa como portuguesa, e as demais.
O que é mais questionado nesse artigo é o porquê do latim ser considerado língua morta, e o autor não mede esforços em