A importância do ensino de história no cenário brasileiro
O ensino do nosso passado nos proporciona um sentimento de pertencimento à continuidade histórica de um povo, gerando, consequentemente, a formação de cidadãos com consciência nacional e um espírito brasileiro, perpetuando a consolidação de um Estado Nacional, importante para a manutenção de uma sociedade como um todo.
Por muito tempo, essa necessidade da criação de um povo brasileiro se utilizou de meios romantistas, e até mesmo ufânicos, para a promoção de um herói nacional. Dessa forma, na literatura, tentou-se equiparar os índios brasileiros aos caveleiros medievais europeus.
Porém, ao passo em que tentou-se vangloriar nossos índios, tentou-se também negar nossas raízes étnico-culturais, na tentativa falha de aprensentar um Brasil aos moldes europeus, que, na verdade, configurou-se como uma nação influenciada muito mais pela cultura africana do que com qualquer influência europeia. Como consequência disso, o preconceito racial foi, e ainda é, muito presente nas mentes dos cidadãos brasileiros.
Após a Ditadura Militar no Brasil, a força dos movimentos sociais aumentou e influenciou a elaboração do Texto Constitucional de 1988, que marcou uma vitória para os defensores dos direitos civis. No que tange ao racismo, foi a primeira constituição que o tratava como crime, o que marcou um grande avanço na luta contra esse preconceito tão enraizado em nossa cultura. Porém, assim como afirma Munanga:
Não existem leis no mundo que sejam capazes de erradicar as atitudes