rterterter

37668 palavras 151 páginas
Alysson Mascaro, autor de diversas obras importantes para o Direito, será alvo de análise neste trabalho, através de uma concepção bastante interessante do próprio Direito Moderno.
Durante a análise, será possível descobrir como o autor sugere que o Direito está mais ligado a interesses enonômicos que ao próprio ideal social.
Nestas décadas iniciais do século XXI, o Prof. Dr. Alysson Leandro Mascaro vem despontando como um dos maiores filósofos do direito de orientação crítica no cenário brasileiro e internacional. Suas abordagens sob a teoria geral do direito e a filosofia do direito, de grande originalidade e envergadura, lhe vêm acarretando indiscutivelmente uma posição de destaque nos campos jurídico e filosófico. Mascaro dedica a maior parte de seu trabalho em sua conhecida obra Filosofia do Direito à história do pensamento jusfilosófico, concentrando mais intensamente suas investigações no momento decisivo dos contemporâneos.
A reflexão de Mascaro sobre o direito avança para identificar uma nova compreensão do fenômeno jurídico. Sua obra Introdução ao Estudo do Direito é o encaminhamento do direito como manifestação histórica, consolidando-se qualitativamente a partir das relações capitalistas, ganhando forma específica correspondente à forma mercantil, e dinâmico e variável em sua extensão e nos arranjos quantitativos. Para isso, nesta obra e também em Crítica da Legalidade e do Direito Brasileiro, Mascaro propõe uma reflexão a respeito da relação entre a normatividade moderna do direito, a técnica e a arte. Também a ideologia do justo perpassa este grande complexo histórico do fenômeno jurídico. É estabelecendo uma contradição (quase nunca procedida pelos pensadores do direito) entre o técnico-jurídico presente e as possibilidades de um justo futuro que Mascaro arranca as melhores energias da utopia pela transformação social.
Um dos nomes mais importantes do ensino jurídico brasileiro, fundador e professor emérito de instituições que construíram ao

Relacionados