Lei 10.639/03
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A MULHER
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
TÂNIA GOMES FERREIRA DA COSTA
A LEI 10.639/03:
CONQUISTAS E DESAFIOS NO CENÁRIO EDUCACIONAL DE ITAMARAJU
Itamaraju
2014
TÂNIA GOMES FERREIRA DA COSTA
A LEI 10.639/03:
CONQUISTAS E DESAFIOS NO CENÁRIO EDUCACIONAL DE ITAMARAJU
Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça | GPP-GER, Universidade Federal da Bahia.
Orientadora: Rosana Falcão Lessa
Itamaraju
2014
COSTA, Tânia Gomes Ferreira da. A LEI 10.639/03: Conquistas e Desafios no Cenário Educacional de Itamaraju. 52 f. il. 2014. Monografia (pós-graduação) – Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça | GPP-GER, Universidade Federal da Bahia, Itamaraju, 2014.
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo perceber como a Lei 10.639/03, que direciona novas diretrizes curriculares para o estudo da história e da cultura afro-brasileira e africana, é implementada em duas instituições de ensino da rede municipal de Itamaraju, a qual atende o segundo segmento do ensino fundamental. O estudo de caso visa detectar se os estudos da história da África e dos Africanos, da luta dos negros no Brasil, da cultura negra brasileira, do negro na formação da sociedade nacional e da contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política estão presentes na proposta curricular da disciplina história e sua transversalidade no âmbito de todo currículo escolar. Compreender até que ponto o conhecimento construído no livro didático recupera a história da África e dos afro-brasileiros e contribui para garantir uma ressignificação e valorização cultural das matrizes africanas que formam a diversidade cultural