DEZ ANOS DA LEI 10.639/03
LICENCIATURA PORTUGUÊS
ABIGAIL FERNANDES COSTA BAPTISTA
DEZ ANOS DA LEI 10.639/03
SÃO PAULO
2014
Pretendo esboçar uma reflexão acerca da Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio do Brasil, bem a luta dos negros no nosso país, a cultura negra brasileira e o importante papel do negro em nossa sociedade, essa lei já completou dez anos.
Todos devem ter conhecimento, e reconhecer a importante contribuição do povo negro em todas as áreas do nosso país, seja social, econômica e política. Os negros tiveram papel fundamental na historia e construção de nossa nação, assim como em outros lugares, essa lei só respalda algo que é notório. Com tudo, é possível mostrar aos alunos, que estão moldando sua visão sobre a sociedade e em fase de desenvolvimento de seus conceitos sobre ética e valores, qual foi e é o papel do negro e da cultura negra no desenvolvimento do Brasil como um todo e sobre a importância de respeitar uns aos outros.
O ensino sobre História e cultura Afro-Brasileira, foi decretado como lei em 09 de janeiro de 2003, a intenção, fora vários outros motivos, é valorizar nossos antepassados, nossa história, um povo que abriu caminhos, que lutou, sofreu e que nos ensina e contribui até hoje, mostrar que é preciso ter democracia racial.
Para os alunos é algo muito positivo, pois gera mais conhecimento e é importante, acredito também que o fato de aproximar mais os alunos da historia dos negros e de nossas origens, faz com que a questão do racismo diminua, pois o racismo é algo que infelizmente ainda existe, para que a cor da pele ou diferença cultural ou religiosa não seja mais um tabu, não seja algo que traga desconforto.
A palavra escravo, que foi sempre atribuída a pessoas em determinadas condições de