199999999222222
1874 palavras
8 páginas
Lei A História do Brasil tem suas raízes do outro lado do Atlântico, pois de lá vieram os negros africanos para aqui se tornarem mão-de-obra escrava, mas também trouxeram suas tradições, seus costumes, suas cores. Com isso contribuíram imensamente para a formação cultural e social do povo brasileiro.
Por isso, salientamos a necessidade urgente de se conhecer a história deste povo que foi e ainda é muito importante para o nosso país. Segundo Alberto da Costa e Silva,
“a história da África é importantes para nós, brasileiros, porque ajuda a explicar-nos.Mas é importante também por seu valor próprio e porque nos faz melhor compreender o grande continente que fica em nossa fronteira leste e de onde proveio quase a metade de nossos antepassados”.
Foram criadas em várias partes do Brasil, Centros de Estudos Africanos (Bahia,
São Paulo etc..). Com a promulgação da lei, que foi precedida por leis municipais em
Belém, Aracajú e São Paulo, é resultado de um longo processo de ações realizadas pelo
Movimento Negro.
Desde os primeiros quilombos, até os mais recentes movimentos em que lutam pela posse da terra dos seus descendentes, os negros não pararam de lutar e resistir contra a escravidão.Com a abolição, uma nova realidade surge para os negros, sem trabalho, moradia, enfim numa situação tão deprimente, eles passam a se organizar de forma mais efetiva, para garantir a unidade do grupo e também para galgarem melhores condições de vida. A imprensa negra começou sua atividade em 1920, dando notícias sociais sobre a comunidade. Nomes de jornais como Menelik, Alfinete e Clarim da
Alvorada fazem parte da história do negro no Brasil. Outra organização importante foi a
Frente Negra Brasileira, fundada em 1931, com cerca de 400 membros, inicialmente instalada em São Paulo, depois surgiu em outros estados. Em 1937, com o Estado Novo, a Frente Negra foi desativada.