TCC O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA APÓS A LEI 10.639/03
Licenciatura em História
O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA APÓS A LEI 10.639/03
Orientadora: Profª.
Claretiano – Centro Universitário
BATATAIS
2014
O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA APÓS A LEI 10.639/03
Resumo
A Lei 10.639/03 trouxe uma nova perspectiva no ensino da cultura africana no currículo escolar brasileiro. Tal lei vem de encontro às necessidades de uma nação que apresenta números expressivos de descendentes africanos que tem pouca ou nenhuma voz dentro das escolas e salas de aulas, pois muito pouco ou nada se abriam de possibilidades para o estudo e aprimoramento de suas raízes. As ações da Lei focaram também nos livros didáticos, pois estes traziam teores preconceituosos e retrógrados a respeito da escravidão e do desenvolvimento social do negro no
Brasil. Assim, esse estudo visa mostrar o que foi feito na questão do ensino da cultura africana nos livros de História e nas leis que asseguram a possibilidade desses estudos, pois, ainda pouco se caminhou para o resgate da dívida histórica que o povo brasileiro tem com os africanos escravizados em nosso país.
Palavras-chave: Lei 10.639/03. Ensino de História. Livro didático. História da África.
Introdução
O negro, ao longo da História do Brasil foi tratado como mercadoria e, por sua vez, foi visto e tratado como símbolo negativo no âmbito sócio-cultural, deixado à margem da história, muito pouco se falou dos africanos nos livros da História do Brasil, encontra-se muito pouco ou quase nada a respeito, apenas aparecendo na figura do escravo para o trabalho na lavoura e os outros trabalhos na época do Brasil colônia até a abolição da escravatura. Num país em que várias culturas foram inseridas e desenvolveram uma sociedade pluricultural, marginalizar um elemento é cruel e prejudicial ao próprio país. A harmonia entre as raças e povos que formaram o Brasil é essencial para seu crescimento.
Valorizar todos os segmentos que formaram nossa etnia é de suma