MATRIZ ANALITICA DE ENSINO DE HISTORIA
NOME: Valnéviton Castro de Souza – Matricula:
CURSO: Pós-graduação em Ensino de História.
POLO: Santa Cruz Cabrália / BA – Turma: 2014.1
Matriz Analítica Para Montagem Do Projeto de Pesquisa apresentado à Faculdade de Ciências Educacionais (FACE), do Instituto Pró Saber do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de História, como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina Metodologia Científica.
TEMA:
O ensino de História da África em escolas públicas.
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
A influência do ensino de História da África na formação cultural da comunidade do Baianão no extremo-sul da Bahia.
PROBLEMA:
De que maneira o ensino de História da África contribuiu para a formação cultural da população do Baianão que em sua constituição sofreu influencias de diversos povos e culturas. Como os professores de História trabalharam a cultura africana de modo a mudar o comportamento de jovens e adultos no que se refere a aceitação dos costumes afro-brasileiros e o fortalecimento de sua consciência cultural. JUSTIFICATIVA:
O artigo pretende compreender a influência exercida pelo ensino de História da África no cotidiano da população do Baianão. Nos dias atuais nota-se nas escolas e nas ruas desta heterogênea comunidade, uma maior aceitação da cultura afro-descendente descrita no comportamento e nos hábitos de jovens, adultos e crianças, homens e mulheres. A aceitação cultural é um forte indicativo de que as pessoas estão buscando mecanismos para vencer o preconceito e elevar a alta-estima. A escola tem contribuído de maneira significativa para essa mudança de postura por parte das pessoas oriundas de comunidades como a do Baianão.
O ensino de História da Àfrica é recente nas escolas públicas e na maioria das vezes é ministrado de forma ineficiente e descompromissada. Trabalha-se conteúdos soltos e fragmentados por vezes longe da realidade dos alunos. Em escolas que a temática é trabalhada de