. A importância do ensino da linguagem culta na universidade
SOUZA, José Rodrigues de. A importância do ensino da linguagem culta na universidade. In: Estudos: revista da Pontifícia Universidade católica – PVC. Goiânia: Gráfica da PUC, v. 29, n. 2, p. 569 - 584. Mar./ abr. 2002.
CREDENCIAIS DO AUTOR
José Rodrigues de Souza é mestre em Educação pelo Centro Universitário do Triângulo: Uberlândia - MG. Professor de Língua Portuguesa no Centro Universitário de Goiás: Uni-Anhanguera e da secretária de Educação de Goiás.
DIGESTO
A linguagem é o que usamos para nos comunicar e ser entendidos pelas outras pessoas.
Alguns linguistas e especialistas em educação acham desnecessário o ensino da linguagem culta nas escolas, faculdades e universidades, por isso utilizam ideologias para explicar o motivo que alguns alunos não conseguem aprender essa linguagem. A ideologia do dom, da deficiência cultural, das diferenças culturais são umas delas.
A ideologia do dom responsabiliza o aluno pela não aprendizagem da língua culta, pois o aluno que vem de uma classe social menos favorecida, não consegue se adaptar a uma sociedade diferente da que ela vive.
A ideologia da deficiência cultural diz que o meio social, cultural e familiar onde esses jovens foram educados faz deles alunos deficientes, pois quando chegam às escolas, universidades, se deparam com padrões sociais diferentes dos deles e dito certos pela sociedade, e daí vem à dificuldade e a falta de motivação para aprender a linguagem culta exigida.
Essa ideologia é errada no ponto de vista das ciências sociais e antropológicas, pois não existe cultura superior ou inferior, existem culturas diferentes, sem julgar qual é a certa ou a errada devemos respeitar.
Por isso para a ideologia das diferenças culturais a responsabilidade pelo fracasso escolar dos alunos das classes populares é das instituições educacionais que tratam de forma discriminatória a diferença cultural.
A deficiência lingüística justifica a dificuldade dos alunos das classes dominadas em aprender uma