Resenha crítica
RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LINGUAGEM CULTA NAS UNIVERSIDADES
Goiânia 2013
OBRA
SOUZA, José Rodrigues de. A importância do ensino da linguagem culta na universidade. In Estudos: revista da Pontífica Universidade Católica_Puc .Goiânia: Gráfica da PUC, v.29, n.02, p.569-584. mar./abr.2002.
CREDENCIAIS DO AUTOR
José Rodrigues de Souza é mestre em Educação pelo Centro Universitário do Triângulo: Uberlândia-MG. Professor de Língua Portuguesa no Centro Universitário de Goiás: Uni-Anhanguera e da Secretaria de Educação de Goiás.
DIGESTO
O processo de ensino/aprendizagem da linguagem culta é muito discutido pela sociedade, em relação à inclusão de pessoas para a sociedade. Isso nos mostra o quanto é importante a língua escrita culta para a entrada de pessoas na vida profissional, e até mesmo em forma das relações sociais em meio de sua convivência.
Para que seja melhor compreendido, a linguagem oral e escrita é utilizada como forma de expressão, fazendo com que essa mistura seja transformada em um só elemento chamado sintaxe. Com isso a linguagem é utilizada também para que a junção da oralidade e expressão seja compreendida por outras pessoas. Além da linguagem culta falada, existe a linguagem culta escrita, que por sinal não ocupa apenas a função de nos informar sobre alguma coisa, mais principalmente para que o falante exerça função de transmissão de informação para aquele que o ouve ou que o lê. De acordo com Paul Ricoeur a linguagem não é um objeto absoluto, e sim uma mediação onde através dela nos exprimimos e exprimimos as coisas.
Levando em consideração o pensamento de alguns especialistas, a linguagem culta não é tão importante para as faculdades, e em