bghghghgh
5356 palavras
22 páginas
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LINGUAGEM
CULTA NA UNIVERSIDADE
JOSÉ RODRIGUES DE SOUZA**
Resumo: o texto tem como objetivo analisar a importância do ensino da linguagem culta na universidade e as atividades práticas em que pessoas de formação universitária, ou não, teriam de trabalhar com a Língua Portuguesa. Mediante pesquisa bibliográfica, procura esclarecer se a linguagem culta (Língua Portuguesa) é ou não exigida em concursos públicos, exames vestibulares e outros tipos de seleção.
Palavras-chave: Língua Portuguesa, universidade, linguagem culta.
A relevância do ensino da linguagem escrita culta para o aluno universitário caracteriza o objetivo desta pesquisa. O resultado mostra a importância da língua escrita culta nas relações sociais e, sobretudo, nas atividades do profissional com formação intelectual de nível superior, como instrumentalização para a ascensão social.
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Pode-se dizer que a linguagem é um sistema que compreende elementos e estruturas. Também, como em qualquer sistema, podem-se definir as unidades elementares e estruturais, de acordo com o objetivo. Em qualquer nível, a linguagem abrange o conjunto de símbolos formado por vocabulário (especificamente na linguagem oral e escrita) e método expressivo de combinar essas unidades chamado de sintaxe.
Tudo indica que o homem criou a linguagem gradualmente, com a finalidade de expressar suas intenções para si e para as outras pessoas, fazendo que as outras percebessem o mesmo sentido que ele, e também para produzir respostas que aumentassem a sua capacidade de influenciar seu meio ambiente, ou seu espaço de atuação.
Assim, usa-se a linguagem para exprimir e obter sentidos. Essa é a função da linguagem, ou seja, o sentido é inerente à própria definição de linguagem.
Texto originário da dissertação de José Rodrigues de Souza, sob orientação do Prof. Almiro Schulz.
** Mestre em Educação pelo Centro Universitário do Triângulo. Professor de