contabilidade
A Contabilidade como conhecimento
A Contabilidade possui objeto próprio – o Patrimônio das Entidades. A Contabilidade é uma Ciência Social com plena fundamentação por conseqüência, todas as demais classificações – método, conjunto de procedimentos, técnica, sistema, arte, referem-se a simples métodos ou aspectos da Contabilidade à sua aplicação prática, na solução de questões concretas.
O Patrimônio objeto da Contabilidade Na Contabilidade o objeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros.
A Contabilidade busca, primordialmente, apreender, no sentido mais amplo possível, e entender as alterações sofridas pelo Patrimônio, tendo em vista muitas vezes uma visão prospectiva de possíveis variações.
Por aspecto qualitativo do patrimônio entende-se a natureza dos elementos que o compõem.
A delimitação qualitativa desce, em verdade, até o grau de particularização que permite a perfeita compreensão do componente patrimonial.
Do Patrimônio deriva o conceito de Patrimônio Líquido, mediante a equação considerada como básica na Contabilidade:
Os Princípios Fundamentais de Contabilidade
O núcleo central da Contabilidade na sua condição de ciência social, sendo a ela inerentes. Os princípios constituem sempre as vigas mestres de uma ciência, revestindo-se dos atributos de universalidade e veracidade, conservando validade em qualquer circunstância.
Nos princípios científicos jamais pode haver hierarquização formal, dado que eles são os elementos predominantes na constituição de um corpo orgânico, proposições que se colocam no início de uma dedução, e são deduzidos de outras dentro do sistema. Nas ciências sociais, os princípios se colocam como premissas universais e verdadeiras, assim admitidas sem necessidade de demonstração, ultrapassando pois a condição de simples conceitos.
Os princípios na condição de verdades primeiras de uma