inclusão
Este trabalho nos possibilitará conhecer o que é inclusão escolar, suas políticas públicas na área da Educação Especial,terá como objetivo enfatizar a necessidade de se pensar a verdadeira revolução que começa a ocorrer em todo o contexto educacional, pois a inclusão dos alunos com necessidades especiais passa a ser tarefa essencial na nova empreitada educacional.
Buscaremos enfatizar as práticas inclusivas e as principais características de uma escola inclusiva.
Abordaremos também a prática pedagógica,a formação profissional do futuro pedagogo e sua atuação nos espaços educativos.
O QUE É INCLUSÃO? QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DE UMA ESCOLA INCLUSIVA?
Quando falamos em inclusão,falamos em inserir,unir,deixar fazer parte.A inclusão está ligada a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Mas os excluídos socialmente são também os que não possuem condições financeiras dentro dos padrões impostos pela sociedade, além dos idosos, os negros e os portadores de deficiências físicas, como cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais. Existem as leis específicas para cada área, como a das cotas de vagas nas universidades, em relação aos negros, e as que tratam da inclusão de pessoas com deficiência no mercado.
Quando falamos de uma sociedade inclusiva, pensamos naquela que valoriza a diversidade humana e fortalece a aceitação das diferenças individuais. É dentro dela que aprendemos a conviver, contribuir e construir juntos um mundo de oportunidades reais (não obrigatoriamente iguais) para todos.
Isso implica numa sociedade onde cada um é responsável pela qualidade de vida do outro, mesmo quando esse outro é muito diferente de nós.
Uma escola inclusiva tem que ser acolhedora, onde não existam critérios ou exigências,nem mecanismo de seleção ou discriminação para o acesso e permanência dos alunos, deve ter como foco as diferentes situações que constituem o ato educativo, a análise