A importância das fibras na alimentação
Alimentação saudável
A alimentação saudável é a prática de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos possam manter essencialmente a sua saúde e as crianças se desenvolverem bem física e intelectualmente.
O hábito alimentar saudável envolve a escolha de alimentos ricos em proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também ricos em vitaminas. Para isso necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos nem exclusões, não somente objetivando o peso ideal, mas também para manter uma saúde plena. Algumas dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo e nem sempre correspondem ao conceito de alimentação saudável.
Complementação ou suplementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável, segundo estudos e consensos de especialistas.[1]
Alguns alimentos e consequentemente seus benefícios são de maneira equivocada relegados a uma menor importância na rotina alimentar das pessoas, devido muitas vezes à correria do dia-a-dia ou simplesmente pela falta de informação.
Segundo a Dra. Jocelem Mastrodi, Profa. De Nutrição Humana-LAN/ESALQ/USP e Consultora do Centro de Pesquisas Sanativa, até pouco tempo as fibras por exemplo eram desconsideradas pelos próprios pesquisadores da área de nutrição e alimentos. Por serem indigeríveis e de valor nutricional negligenciável, ficavam de lado até mesmo na formulação de dietas saudáveis.
Um dado preocupante quando se analisa o hábito alimentar da população, é que em geral, verifica-se uma baixa ingestão de alimentos com fonte de fibras, principalmente nos grandes centros que influenciam de maneira negativa no estilo de vida das pessoas contribuindo para o maior consumo de produtos refinados,