Fibras Vegetais
INTRODUÇÃO: As fibras vegetais consistem de celulose de vegetais e outros elementos na alimentação que não conseguimos digerir, genericamente são um grupo de carboidratos complexos que, uma vez ingeridos, não são digeridos pelas enzimas intestinais humanas, não sendo digeridas, as fibras não podem ser absorvidas para a corrente sanguínea e permanecem no intestino sendo eliminadas com as fezes. São tipicamente encontrados nos cereais integrais, frutas, verduras e alguns tipos de legumes. Em termos gerais, podemos dividir a fibra em dois tipos: a fibra solúvel e a fibra insolúvel. Os produtos vegetais contêm normalmente as duas, em quantidades e combinações diferentes. A fibra solúvel no intestino delgado, torna mais lenta a absorção dos açúcares (glicose), evitando um aumento rápido do nível de açúcar no sangue, fato particularmente benéfico para os diabéticos. A fibra insolúvel está presente nos cereais e em todo o tipo de vegetais. As fibras são muito importantes, pois ajudam numa dieta equilibrada e a ingestão de alimentos ricos em fibra, pode contribuir para reduzir a incidência de certos tipos de cancro (tumores malignos).
JUSTIFICATIVA: Neste bimestre, um dos temas estudados foi a Biologia Molecular, que está ligada a Bioquímica dos Alimentos. Para nos aprofundarmos mais nessa matéria, foram-se organizados temas diferentes dentro da Bioquímica dos Alimentos, aumentando assim o nosso conhecimento e aproveitamento na matéria.
DESENVOLVIMENTO:
O que são? Fibra é o nome que se dá ao esqueleto dos vegetais: são as substâncias da parede celular das plantas que lhes conferem a sua forma e estrutura. Genericamente, as fibras vegetais são um grupo de carboidratos complexos que, uma vez ingeridos, não são digeridos pelas enzimas intestinais humanas, não sendo digeridas, as fibras não podem ser