Trabalhos de sistemas
Um sistema, para ser estudado, deve ser delimitado. Esta delimitação pode ser representada por um bloco ou caixa de dois tipos:
• Caixa Branca: todos os dispositivos e todas as conexões e relações entre os mesmos são conhecidas.
• Caixa Preta: não se conhece a organização interna do sistema.
Para observação do comportamento do sistema ao longo do tempo, são selecionadas propriedades observáveis. O conjunto dos valores destas propriedades em um dado instante de tempo caracterizam o sistema e é denominado de estado. O estado pode ser o conjunto de saídas do sistema ou um subconjunto deste.
b) CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS
Para aprofundar o conhecimento sobre um sistema, é realizada uma modelagem de seu funcionamento. Esta representação do sistema é denominado modelo. O modelo de um sistema é, portanto, uma abstração da realidade e sua validação normalmente está sujeita a um processo de reformulação baseado no comportamento observado. Um modelo pode ser construído de vários modos. Por exemplo, um sistema pode ser representado por:
• Relação Matemática: é realizada quando não houver interesse nos detalhes do funcionamento interno do sistema e quando for possível estabelecer um mapeamento (função) entre as entradas e as saídas, que possa ser representado por meio de uma expressão matemática.
• Diagrama de Blocos: é realizada quando há interesse em mostrar os dispositivos que o constituem e o modo como estes estão relacionados. Estes componentes físicos são representados por Blocos Funcionais (Figura a seguir). variáveis variável de
entrada . saída
Bloco Funcional
Tendo em vista como os blocos funcionais são interligados é possível classificar os sistemas (de controle) como Sistemas de Malha Fechada ou de Malha Aberta. Estes sistemas podem ser definidos da seguinte forma:
• Sistemas de Malha Fechada: São sistemas onde há ligação de pelo menos uma saída de algum bloco funcional