A importância das empresas familiares
TÍTULO: A importância das empresas familiares
OBJETIVO:
Este trabalho vai observar como é relevante a presença das empresas familiares no mercado; as ações na gestão administrativa do empreendimento familiar; mostrar seu reflexo no mercado; expor a ocorrência e consequência na implantação ou não de ações para inovações ou alguma mudança, envolvendo membros gestores nas empresas familiares.
JUSTIFICATIVA:
O fato das empresas comandadas por familiares estarem nos informes de pesquisas por razões de difícil continuidade e sobrevivência no mercado, chama atenção para suas causas e motivos. Com grande participação nos setores de produção da economia do nosso país, essas empresas têm valor relevante no contexto atual. Métodos para possíveis mudanças na gestão dessas empresas precisam ser identificados e desenvolvidos. Por serem pequenas ou médias e administradas por familiares, os laços afetivos envolvidos nessas administrações estão bem próximos. O tema é riquíssimo para se comentar (mudar comportamentos ligados por traços afetivos, poucos, como muito profissionalismo, fazem).
INTRODUÇÃO:
Em nosso país existe um número elevado de empresas de procedência familiar. Informe do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas - out. 2005, fonte Folha de Londrina) indica que 90% do mercado brasileiro é abastecido e composto por pequenas e médias empresas com essa procedência. É grande a importância dessas empresas para o mercado consumidor. A composição assim indica uma administração com elevada afetividade, passando a ser uma barreira a mudanças em toda a sua estrutura, seja de sucessão ou de outra ordem. Qualquer iniciativa para mudança na empresa familiar se defrontará com a provável barreira de ordem pessoal. Isso não fica bem para quem participa com grande