A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO POR COMPETÊNCIA NA EMPRESA FAMILIAR
Por outro lado, sempre há um equívoco em se pensar que empresas familiares são pequenas ou médias empresas. Pelo contrário, há inúmeras empresas de grande porte, inclusive internacionalizadas, que são familiares.
Os objetivos deste trabalho são exatamente conhecer as diferenças supracitadas, assim como as características das empresas familiares brasileiras atuais. Também se objetiva pesquisar as vantagens e desvantagens em manter a empresa familiar, assim como seu processo sucessório e sua sobrevida no mercado cada vez mais competitivo.
O problema a ser respondido aqui será: O que é necessário para uma empresa familiar sobreviver no Brasil?
Justifica-se esta pesquisa por ser um tema de abordagem global, que diferencia as empresas familiares pelas culturas de cada país, e, sendo assim, conhecer-se-á um pouco mais da cultura administrativa empresarial brasileira dentro desta área escolhida, ou seja, a empresa familiar.
A metodologia usada nesta pesquisa é exploratório-descritiva com estudo de caso onde, através de pesquisas bibliográficas de fontes seguras serão conhecidos os conteúdos específicos sobre o processo de profissionalização e sucessão das empresas familiares para analisarmos o Grupo Votorantim.
2. ESTATÍSTICAS DAS EMPRESAS FAMILIARES
Bernhoeft (1989, p. 38) considera que “existe algo da mais alta importância para identificar uma empresa como familiar e este ponto é sem dúvida sua história, em geral as empresas familiares têm um ponto em comum, mas existe uma característica geral que é essencialmente um ideal que deu certo”. Esta observação é muito importante, no passado de