A importância das empresas familiares no contexto mercadológico
TÍTULO: A importância das empresas familiares no contexto mercadológico
OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é mostrar a importância e participação das empresas familiares no mercado. Bem como mostrar sua estrutura organizacional que torna possível alcançar seus objetivos e garantir sua sobrevivência em um cenário cada vês mais competitivo.
JUSTIFICATIVA: Por representarem uma porcentagem significativa no mercado econômico, as empresas familiares tem se tornado objeto de estudo e discussões, tendo em vista que as característica de gestão destas empresas diferenciasse da concorrência.
INTRODUÇÃO: A muitas divergências quando se fala em empresa familiares, alguns especialistas e empresários dizem que família e empresa não deve se misturar, pois isso compromete a eficiência e aféta o relacionamento dentro do ambiente familiar. Mas o que observamos é que assim como empresas não familiares, temos muitos exemplos de sucesso e insucesso dentro do cenário empresarial.
DESENVOLVIMENTO: Em sua maioria as empresa familiares são pequenas e médias empresas, que representam 80 % das empresas brasileiras. Diante deste cenário torna se impossível contestar a eficiência deste modelo de gestão dentro das organizações, que em um mercado tão competitivo enfrentam os mesmos desafios para se manter atuante. Muitas empresas familiares de sucesso já estão no mercado a mais de 50 anos, e em pleno crescimento, é caso das redes varejo do sul catarinense, angeloni que ocupa primeiro lugar SC, e o nono no país. E giassi e Cia, que ocupa o segundo lugar no estado e o vigésimo primeiro no país, e com meta de inaugurar pelo menos uma grande loja por ano até 2015. Exemplos de empresas familiares que encontraram na família a receita para o sucesso. As empresas familiares, assim como as demais, têm seus pontos fracos e fortes, mas que se administrados podem ser superados, o importante é que Haja profissionalismo e que os laços familiares não